Falsa preocupação com a saúde pode adoecer gravemente uma pessoa (TW)

A maior desculpa para disseminar a gordofobia é a preocupação com a saúde. Só que sabemos que, de todo mundo que diz algo a respeito, 99% está mentindo e 1% está fazendo errado. Não adianta sair falando que a obesidade mata mais que a fome sendo que a depressão e outros transtornos psicológicos agravantes matam mais do que a obesidade e isso as pessoas oferecem um prato cheio e de graça. Quer mesmo se preocupar com a saúde das pessoas gordas? Então faça isso de verdade.

Xingamentos, humilhações, recusa de direitos, exposição negativa e outros milhares de comportamentos gordofóbicos que enfrentamos diariamente são constantes gatilhos emocionais que minam a nossa autoestima e acabam nos rendendo transtornos psicológicos que nos adoecem mental e fisicamente e, como consequência, aumentam os riscos de adquirir doenças psicossomáticas e agravar as já existentes. Isso fora os transtornos alimentares que podem surgir e levar uma pessoa à morte. Sabem essas dietas milagrosas restritivas? Elas são grandes ajudas para começar um transtorno alimentar. Isso fora aquelas que não são baseadas em transtornos alimentares como jejuns e pouqíssimas calorias diárias, abaixo do recomendado inclusive. Também tem aquelas que tomam remédios mesmo sem receita, que compram receitas e quase perdem suas vidas como aconteceu comigo. Pessoas que chegam a desejar ter uma doença grave como o câncer para emagrecer com a quimioterapia. Sim, é absurdo, mas são coisas que precisam ser ditas. Ou seja, se você acha que chamando a mulher de gorda nojenta vai super dar ânimo para que ela entre na academia e entre no seu padrão de estética – claro, pela saúde né? – e você é o bom samaritano fitness da saúde você simplesmente errou. Você apenas está contribuindo para que aquela pessoa desenvolva problemas mais sérios de saúde e alguma coisa me diz que vocês estão conscientes disso.

Vai me dizer que não sabem que quando uma pessoa se sente excluída e humilhada a tendência dela é se isolar, ficar sozinha, se afastar de todo mundo porque ela se sente um lixo, se sente incapaz de qualquer coisa positiva? Você acha mesmo que não existem pessoas que têm pensamentos suicidas graças à sua gordofobia? A gordofobia também mata as pessoas que ela adoece.

Ai mas Lika, por que as pessoas não emagrecem para não passar por isso?

O QUE CUSTA AS PESSOAS NOS DEIXAREM EM PAZ? Me diz. Sério. O que custa você olhar para uma pessoa gorda e NÃO gastar seu tempo e energia ir lá enchendo o saco dela? Porque ela está ali, ela apenas existe. E é isso o que incomoda as pessoas. Assim como todas as minorias incomodam todo mundo que é padrãozinho (leia-se branco, magro, hetero de classe média e normalmente homem cisgênero embora algumas mulheres padrão sejam bem gordofóbicas também). Ninguém vai deixar de existir só porque você quer. Lide com isso.

Entre os transtornos mais comuns estão dois que eu conheço muito bem: depressão e transtorno de ansiedade. Tem dias que é quase impossível levantar da cama e, como você precisa trabalhar, a sensação é de que o seu peito está derretendo a cada segundo que você passa longe do seu refúgio. Tem dias que nada parece valer a pena, tudo perde o sentido. Nos dias em que você se sente bem, sem medo de sair, de colocar a cara para fora de casa, são os únicos dias que você se sente vivo de verdade. E você causando isso nas pessoas vai mesmo me dizer que está preocupado com a saúde de alguém? Sério mesmo que eu tenho essa cara de trouxa?

Não é segredo para ninguém que, quando precisamos incentivar alguém a fazer algo, não se deve bater, xingar, humilhar. Disso tá todo mundo consciente, mas quando chega a vez do gordo todo mundo se faz de desentendido. Por acaso a sua wikipedia ta com defeito nesse artigo?

Vocês precisam entender que nem todo gordo quer emagrecer. Que não é o seu piti que vai fazer o gordo emagrecer. O que você acha ou deixa de achar diz respeito só a você. Mas não dá para ficar discursando sobre preocupação com a saúde enquanto você gasta todo o seu esforço e arsenal de guerra em cima de uma pessoa com o intuito de fazer com que ela se sinta mal só por ser quem ela é. Isso é desonestidade e escrotice ainda.

Você quer mesmo cuidar da saúde dos gordos? Então nos deixem em paz. Não encham o saco. Não enfiem esses malditos panfletinhos de shakes químicos na nossa cara. Não fiquem mandando no whatsapp “Oi você gostaria de emagrecer 80 quilos em uma semana com um produto revolucionário? E gostaria de ganhar uma renda extra com um produto revolucionário emagrecedor?”. Não fique dizendo que assim nenhum homem vai querer porque desejo masculino não é termômetro de sucesso e tem mulher que sequer gosta de homem. Não fique xingando, expondo, humilhando, gritando no meio do churrasco NOOOSSA VOCÊ COME HEIN? Porque com certeza se ela gritar de volta NOOOOSA VOCÊ TEM PAU PEQUENO HEIN? você não vai ficar feliz. Não que comer seja algo ruim como ter pau pequeno, mas segundo um amigo meu, mulheres constatarem isso é uma das coisas mais incômodas que existe, assim como é incômodo a gente tentar comer alguma coisa numa festa e vir um monte de fiscal de prato. Também não fique falando pra sua amiga que tomou um pé na bunda que o cara com certeza te largou por uma mais gostosa, que você engordou durante o relacionamento e lógico que ele não ia ficar nessa né? Sim, porque o cara quer namorar a Barbie e não uma pessoa.

Se quer mesmo se preocupar com a saúde do gordo comece não enchendo o saco. E depois o resto a gente faz ok?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s