Você não nasceu para agradar outras pessoas

Eu trabalho com textos e blogs há uns 3 anos. Já escrevi para o Lugar de Mulher, já tive meu saudoso #Partiu3.0 (meu melhor trabalho como assuntos gerais) e agora tenho participação em diversos projetos sobre gordas e isso é maravilhoso. Conheci pessoas incríveis, magras e gordas, recebi depoimentos e mensagens incríveis. Mas também recebi críticas duras e, óbvio, mensagens haters.

xoxo
#Acessível: cena do filme XOXO dizendo “Acho que parte de crescer é aceitar o faro de que nem sempre você terá a aprovação de todos. É uma perda de tempo tentar”

A cena acima do filme XOXO (Netflix) é uma das cenas mais necessárias já criadas. Tentar agradar é sempre um mal para nós mesmos. Um mal que nós insistimos mesmo de forma inconsciente. Um mal que deve ser cortado pela raiz.

Como escritora eu já sabia que não ia conseguir agradar a todos e nem este era meu objetivo. Com certeza não esperava pessoas se esforçando em me atacar, deslegitimar, criticar de uma forma apenas odiosa. Mas é algo que faz parte e a gente segue em frente.

Antigamente eu até tinha a mania de tentar agradar a todos, hoje já não tenho tanta não (um pouquinho mas já to me livrando disso). Eu sempre sou aquela que faz de tudo antes pra tentar resolver as coisasa e não brigar. Se bem que agora eu to apenas cagando pra coisa toda (se não me atingir em áreas importantes, óbvio).

Tem muita gente que ama o que eu escrevo, que ama estar em contato comigo, muita gente que diz que se sente bem comigo, que confia em mim. Recebo MUITOS elogios mesmo e eu fico muito feliz. Isso é o que me faz continuar. Isso é o que supera todas as mensagens de ódio.

É óbvio que o que eu escrevo aqui não é pra todo mundo. O que eu escrevo aqui vem da minha experiência, vem de experiências partilhadas comigo, de estudos, de leitura, de todos os lugares. Os assuntos que mais incomodam são aqueles que eu já não aguentava mais segurar (e um MONTE de gente vem comentar comigo que já não aguenta mais também). Mas enquanto eu to fazendo bem eu continuo.

A gente tem aquela sensação ruim quando recebe 10 mil elogios e 1 mensagem de ódio. É como se fôssemos incompetentes, mas não somos. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém mas seria bom se respeitasse (em especial aquelas pessoas que ficam bradando por respeito por aí mas respeitar não respeita né ?). Isso deveria vir da educação mas nem todo mundo tem a mesma.

o-dia-em-que-tentei-agradar-a-todos
#Acessível: uma imagem de uma menina com pitacos de pessoas e ela seguiu todos dizendo “O dua em que tentei agradar a todos fui um pouco de todos, mas nada de mim”. Os pítacos são:  “Cabelo longo é mais seu estilo” “Fica melhor com o cabelo curtinho” (ela tem metade do cabelo longo, metade do curto). “Não use roupa com decote” “Use mais decotes vão te valorizar” (a camiseta dela é metade com decote metade sem) “Fica mais elegante de salto” “Fica alta demais usando salto” (em um pé ela usa salto alto em outro uma sapatilha)

A ilustração acima eu amo. Não tenho a origem (quem tiver me avisa por favor) é da Bianca (pelo menos está assinado VIVAAAA).Tentar agradar pessoas é a forma mais rápida de deixar de ser você mesma. Mas saiba a diferença entre não fazer coisas para agradar e se esforçar para desagradar. Na primeira você apenas não sai se esforçando pra achar que deve agradar. Na segunda você é uma pessoa escrota que se esforça pra ser escrota.

Se hoje você já tentou agradar alguém, pare com isso. Também não precisa sair brigando com todo mundo. Tem gente que se não for pra agradar faz de tudo pra causar polêmicas e diminuir pessoas, o que é uma equivalente perda de tempo e energia (que você poderia usar para garantir seus direitos).

Enquanto você existir, pessoas vão te amar e outras não. Apenas continue com aquelas de te amam.

kiss the fat girl assinatura

 

Deixe um comentário

