O que todo gordo tem em comum

Na gordofobia nossa de cada dia ouvi que “Todo gordo fica feliz quando fala de comida. Gordo tem isso em comum”.

Não sei vocês, mas a menos que seja “vamos ao festival de sushi eu pago”, falar de comida não é o ápice do meu dia. Na verdade, se alguém me convidar pra ir a um restaurante ou a uma liquidação, adivinha onde eu vou?

compras.gif
#Acessível: imagem em movimento com 3 crianças fazendo compras

Pensando nisso, criei uma listinha básica de 3 coisas qur todo gordo tem em comum. Sigam-me os gordos!

ENFRENTAR A GORDOFOBIA

Todos os dias, sem nenhuma exceção, todo gordo enfrenta a gordofobia. Na mídia, no emprego, em casa, onde quer que seja, há a gordofobia, há o preconceito contra gordos sempre cerceando nossos direitos como seres humanos e ainda ACHANDO QUE TÊM RAZÃO. Sites que promovem o emagrecimento insalubre com o nome de “saúde/saudável” etc, sem qualquer responsabilidade real com a saúde, apenas com o emagrecimento a qualquer custo (e isso inclui aquisição de transtornos alimentares e problemas psicológicos), maus profissionais que nos atendem de forma mal feita e ainda justificam com baboseiras como “você não se preveniu não tenho como te tratar” (COMO NÃO? VOCÊ É PAGO PARA ISSO!). Processos seletivos onde tiramos as maiores notas mas não passamos porque “Sabe como é, precisamos de uma BOA IMAGEM para a empresa” (depois que a gente denuncia a empresa fica com uma imagem ó LINDAAAAA), representatividade positiva ZERO na grande mídia (ainda bem que existe a internet) e só somos transformados em “maus exemplos” e “motivos de piada”. Essas e outras situações já se tornaram um cotidiano na vida dos gordos. Isso todos temos em comum.

playboy
#Acessível: A foto que causou alvoroço no snapchat, uma modelo da playboy tirou a foto de uma mulher nua com a legenda “Se eu não posso desver (sic) isso, você também não pode” expondo e humilhando a mulher somente porque ela não tinha um corpo padrão como o dela. Felizmente a modelo perdeu seus contratos e foi processada e acho que agora vai pensar muito bem antes de fazer uma merda dessas.

PESSOAS DESCONHECIDAS “PREOCUPADAS” COM A SAÚDE

O preocupadas entre aspas foi bem proposital mesmo. Sabemos que a gordofobia disfarçada de preocupação com a saúde é a lenda urbana mais conhecida no mundo, mas os magros (e alguns gordos) insistem em dizer que sim. É tipo a lenda das 3 da manhã mas o máximo que está acontecendo agora sou eu perdendo o sono e vindo escrever o texto utilizando a internet do celular já que a minha caiu de novo (vaLeu NET VIRTUA, to falando tanto com a central de atendimento de vocês que já passou da hora de me convidarem pra um café).

Já sabemos que a vergonha do próprio corpo está adoecendo as pessoas (e isso vale para PESSOAS MAGRAS TAMBÉM VIU, FISCAL DE SAÚDE!), já sabemos que depressão mata muito mas assim MUITO mais do que a obesidade (lembrando que OBESIDADE em si é um nome na tabela do IMC e isso por si só é apenas um cálculo altura x peso que segue um padrão ABSURDO não condizente com a nossa realidade/atualidade e halterofilistas segundo este cálculo são obesos até obesos mórbidos). Sabemos também que a única preocupação em uma pessoa magra humilhar uma gorda depois vindo com discurso de saúde é sentir-se bem esquecendo por alguns segundos sua vida triste e vazia e depois querendo cantar de bom samaritano pro mundo (só que sua máscara cai viu). A pergunta que ninguém me respondeu ainda é: se tá todo mundo TÃO preocupado com a saúde do gordo, por que não rola um rateamento entre todo esse povo pra nos dar planos de saúde e atendimento de qualidade? Ah e nem vem com o discurso mole de “você não se preveniu” porque segundo o juramento de Hipócrates:

A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.

Ou seja, quando um gordo está com pneumonia não precisa ser muito inteligente pra saber que “emagrecer 10 quilos” não é bem o tratamento adequado.

nutricionista.png
#Acessível: Uma imagem de fundo azul, repostada do Instagram oriundo de Thiago Bronze, com um círculo cinza claro no meio e os dizeres “Quanto mais a Nutrição foca na estética, mais as pessoas adoecem”

PROBLEMAS EM ENCONTRAR ROUPAS

Uma conta aqui não fecha: diversas vezes vemos que a MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO ESTÁ GORDA. E mesmo assim não encontramos roupas para pessoas gordas. Lembrando que plus size NÃO É ROUPA DE GORDO porque gordo tem BARRIGA, PANÇA, CULOTE e plus size não sei por que cargas d’água o povo coloca uma cintura fina e pouco peito mesmo em plena era do silicone (meu sutiã 56 agradece a atenção de vocês ok?).

Quando encontramos roupas para gordos, sempre são ou daqueles tecidos bem fedidos (aqueles que cheiram salgadinho frito no óleo de 6 dias) e quentes pra caramba (ué gente, se gordo sua tanto quanto vocês dizem, por que fazer roupas com aquele plástico?), com estampas que nem minha bisavó teria coragem de usar (tudo frozinha feia) e com um preço absurdo. E quando não são assim, quando finalmente encontramos roupas legais que caibam na gente e sejam modernas… Um cropped sai a R$ 350,00 “porque usa mais linha”… Amigo nem um carretel industrial custa isso.

Claro que existem sortes como a Carlota Plus Size, a Chubbynup, a Joss e algumas outras que têm umas roupas legais e não cobram os rins de entrada. Mas nem sempre achamos o que queremos e acreditem, não queremos nos contentar com o que tem (eu amo essas marcas indicadas mas reconheço que temos estilos diferentes).

Nós queremos roupas bonitas. Nós queremos roupas modernas. Nós queremos roupas lindas. E nós queremos sem ter que gastar um salário mínimo em uma peça. Não somos ursinhos carinhosos pra ficar andando com estampas bregas.

 

wilson.gif
#Acessível: Rebel Wilson, atriz gorda, em uma cena onde ela dançando com um agasalho pink vários homens rasgam a roupa dela e por baixo ela está com uma roupa de couro preta.

kiss the fat girl assinatura

Anúncios

4 comentários

  1. Amei o texto….
    Encontrar roupas legais e quase que impossível,modelos plussize nada contra (todas lindas),mais não representam em quase nada as gordas,boa parte que vejo só tem bunda e coxas grandes,cintura fina,e bem definida e peitos pequenos….E viva a nossa sociedade de ignorantes.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s