Isso NÃO é elogio

As tentativas de elogio estão diariamente me surpreendendo – infelizmente de uma forma não positiva. Eu sempre ouço das pessoas que eu pareço mais jovem do que realmente sou e isso para mim e muitas pessoas é apenas uma constatação. Sim eu tenho 31 com cara de 20 como minha amiga disse essa semana enquanto nos preparávamos para um ensaio fotográfico. Só que a partir do momento que uma pessoa usa isso como elogio e fica ressentida quando eu não agradeço por ela me falar algo que eu já sei, é preciso ter um pouco de noção na hora de elogiar alguém.

VOCÊ PARECE MAIS JOVEM QUE ISSO ou VOCÊ NÃO PARECE TER TUDO ISSO DE IDADE

Não sei qual a aparência de uma mulher com 30+ que as pessoas esperam ver, mas eu sou assim, me visto de uma forma que eu gosto e não tenho rugas ou cabelos naturalmente brancos ainda. E acho que a maioria não tem (mas quem tem, sem problemas).

Constatar que uma pessoa não tem a aparência das mães de Hollywood dos filmes 80’s é algo que ainda pega as pessoas de surpresa. E mesmo assim, não sei por qual motivo, para as mulheres a marca dos 30 é algo como se determinasse o fim da vida enquanto os homens são tidos como verdadeiros galãs quando batem os 40. Ou seja, a mulher é sempre cobrada para não envelhecer e os homens podem ser uma múmia que quanto mais velho, melhor.face

Você dizer que uma mulher parece mais jovem do que é não é um elogio. É só um fato que com certeza a pessoa já sabe. É a mesma coisa que chegar numa loura e dizer “Você é loura”. A pessoa talvez responda “É, to sabendo”. Então, se quiser elogiar a aparência de uma mulher, diga que ela é bonita. Só isso.

VOCÊ É UMA GORDA LINDA

Sério, pra que ter que colocar a palavra GORDA antes? Não que a palavra gorda me incomode, eu sei que eu sou gorda. Mas isso dá justamente a ideia de que todas as gordas são feias – ou todas deveriam ser feias – mas eu não, eu sou diferente, eu sou uma gorda linda, uma gorda que dá prazer aos seus exigentes olhos.

ano

Para elogiar a aparência de uma gorda basta dizer que ela é linda. Sem discriminar antes como se fosse um produto. O mesmo vale para qualquer pessoa que não seja do padrão branca-magra-jovem. Nada de dizer “você é uma gorda/negra/idosa linda”. Diga apenas VOCÊ É LINDA.

VOCÊ É BONITA DE ROSTO

Da mesma variante acima, dizer que uma gorda é bonita de rosto quer dizer “O seu rosto é bonito mas o seu corpo não”. E vem cá, eu to pouco me lixando se você acha corpo gordo feio eu sou bonita de rosto, de corpo, de alma e de coração. Dizer que é bonita de rosto é dizer também que pessoas gordas são feias por serem gordas. E isso não é verdade.

Ah mas Lika, é questão de gosto!

mel

Já falamos que gosto é construção social. Você está acostumado com uma mídia que vende corpos emagrecidos, cheios de silicones e retoques de Photoshop. Não há como ser “só gosto” quando seu gosto está sempre incrivelmente dentro dos padrões vendidos. E não adianta espernear. Isso é um fato quer você queira ou não.

Se for pra falar que uma gorda é bonita de rosto, por favor, não diga nada. Bem melhor.

VOCÊ EMAGRECEU

Mais uma da série “constatações da vida”, dizer para a pessoa que ela emagreceu não é um elogio, é apenas uma constatação que provavelmente ela já sabe. Pode ser que uma pessoa esteja fazendo dietas? No mundo de hoje bem provável. Mas e se a pessoa estiver doente? Se a pessoa perdeu um ente querido? Se estiver em uma fase muito conturbada da vida passando fome? Se a pessoa estiver com problemas graves? E se a pessoa estiver combatendo um transtorno alimentar? Tudo isso pode gerar um impacto negativo na vida da pessoa e pode trazer sérias consequências que fogem ao controle. Eu conheci uma mulher que passou fome por meses até conseguir recuperar sua vida e ela chegou a pesar 30 quilos. TRINTA. Se alguém dizia a ela que ela emagreceu, ela passava mal e começava a chorar na mesma hora. Isso porque diziam que ela emagreceu.

SOCO

Dizer que uma pessoa emagreceu pode ser uma faca de dois gumes.Ao invés de dizer isso, fale outra coisa. Ou não fale. Antes ficar calado do que falar alguma besteira.

VOCÊ NÃO É GORDA, É LINDA!

ano 3

Mais uma vez a mensagem “GORDAS SÃO FEIAS” está no papo. Olha bem pra mim. Olha BEM. Quando dizem “Você não é gorda, é linda” um unicórnio morre. Por favor, não mate os bichinhos.

Ser gorda não anula o fato de eu ser linda e ser linda não anula o fato de que eu sou gorda. Uma coisa não é inversamente proporcional à outra, por mais que digam que sim.

Aliás, qualquer coisa que diga pra uma gorda que ela não é gorda é (fofinha/cheinha/fortinha/gostosa/tem cintura/insira sua besteira aqui) é super ofensivo. Por favor, pare!

VOCÊ TEM MUITA CORAGEM!

mel

Sempre que eu mostro uma foto minha de cropped, de saia curta, de biquíni, com alguma roupa que tecnicamente seria proibida para uma gorda, eu ouço um “Queria ter a sua coragem”!

Eu não sei se de vocês exigem que você pule um fosso com 8 jacarés famintos se segurando em um pedaço de cipó besuntado de óleo de coco, mas pra mim tudo o que exigem pra eu usar um cropped é comprar o cropped. ou pegar emprestado com azamigas (o que é difícil porque eu sou a peituda da turma).

Uma gorda não é corajosa por usar uma roupa. Ela é apenas uma pessoa usando uma roupa. Simples, né?

VOCÊ TEM PEITO GRANDE, MAS NÃO VALE PORQUE VOCÊ É GORDA

stuop

Eu não sei em que planeta um cara desses achou que isso seria um elogio, mas no planeta Terra que não foi. Sério! Falar dos peitos assim descaradamente se você não tem essa intimidade dada pela pessoa, é muita escrotice da sua parte. E outra, não é toda gorda que tem bundão e peitão. Nem toda gorda tem barriga ou papada. Mas muitas têm. Então saia dos seus moldes que você acha que um corpo gordo deva se parecer e aceite que todo mundo tem um formato diferente. Até gêmeos são diferentes.Apenas pare. Saia da bolha dourada e nos deixe em paz.

GORDELÍCIA

Este é o que consegue ser mais nojento. Sempre que eu ouço esta palavra eu imagino aquele tiozão pervertido sujo suado com um olhar de lobo mau lambendo os beiços e babando falando isso. É muito NOJENTO.

nojo

Chamar uma pessoa de gordelícia é super fetichista e fetichismo objetifica a pessoa tirando qualquer humanidade e respeito sobre ela. É muito tosco. Além de ser assédio. quando você chama uma pessoa de gordelícia você não está elogiando ela, está somente transformando ela num pedaço de carne.

A lista de falsos elogios é muito longa, então vou expor alguns deles aqui:

VOCÊ É TÃO LEGAL QUE SE EMAGRECER TODOS VÃO QUERER TE PEGAR

Sim, porque ninguém pega gorda. E meu objetivo de vida tem que ser imaginar quantas pessoas vão querer me pegar. Porque esse é o termômetro para o meu sucesso na vida.

Diga-me, você já nasceu tosco assim ou fez curso à distância?

Você é macia!

Oi, tenho cara de almofada?

Mulher CAVALA que é bonita!

Meu SENHOR, me respeite que cavala é a sua fuça!

Confortável

Não sou poltrona, querido!

Pelo menos é engraçada/não tem carne mole/insira qualquer imbecilidade que você acha que é um elogio aqui

Por favor, retire-se da minha presença!

Acho que já deu pra entender né?

Sempre que você for elogiar uma mulher, dê preferência para a inteligência, para a capacidade, para os feitos. Durante anos fomos reduzidas ao quesito beleza sendo questionadas até mesmo da nossa capacidade de gerir algo por causa da nossa aparência. E isso é simplesmente idiota.

Se for mesmo elogiar a aparência, não segregue a pessoa em grupos. Você não diria “Ah mas pelo menos você é uma magra bonita”. Então diga a uma pessoa gorda que ela é bonita e só.

Agora, se você não tem essa capacidade, não diga nada. Melhor assim.

kiss the fat girl assinatura

Deixe um comentário

