Caro vendedor, você não sabe meu tamanho

Uma das maiores reclamações quando se trata de ir a uma loja comprar roupas é que tem vendedor que se acha no direito de nem te dar bom dia e sair dizendo “Aqui não temos o seu tamanho”. Sinceramente? EU NÃO PERGUNTEI.

Além de ser uma baita falta de educação, só mostra que você não está interessado no seu trabalho. Você sabe se a pessoa realmente não vai caber em nenhuma das roupas? Você sabe se eu vou comprar pra mim ou se é de presente? Você sabe se eu vou comprar uma bolsa? Você sabe se eu sou amiga da gerente? Não sabe de nada. Tudo o que você sabe no momento em que eu entro na loja é que eu sou uma pessoa gorda entrando na sua loja. E isso não dá direito de você me tratar com desrespeito.

Fui vendedora por muitos anos. Atendia pessoas de todas as classes sociais, de todos as condições financeiras, de todas as raças, cores, tamanhos, formas. Nunca destratei ninguém. O que eu sabia do meu trabalho era que cada cliente era uma venda em potencial. Tem aqueles que entram e não têm a intenção de levar nada? Sim. Mas eu não sei. Vendedor não tem bola de cristal nem curso de adivinhação. E talvez você atenda a pessoa tão bem que você muda a ideia dela. É pra isso que você é vendedor: para atender e convencer a pessoa a levar algo mas sem forçar a barra. E eu fazia isso. Eu descia a loja toda, insistia pra pessoa experimentar. Sempre sugeria coisas similares quando não cabiam. Nunca disse pra pessoa não testar. É um direito dela. E se não levava, muitas vezes voltava e levava algo comigo.

Quando uma cliente entra em uma loja, a função do vendedor é oferecer seus produtos, acompanhar a cliente e fazer com que ela tenha a melhor estadia dentro daquele estabelecimento. Você é o cartão de visita da empresa naquela hora. Você é a imagem da empresa. E caso isso não seja incentivo o suficiente, a cliente é a imagem da sua comissão. Quem sabe mexendo no bolso a galera entende?

A função de um vendedor não é sugerir que ela leve agora e faça uma dieta pra caber na roupa porque é a roupa que tem que caber na gente e não o contrário. A função de um vendedor não é sugerir que a pessoa dê uma passadinha naquela lojinha que vive enfiando panfleto na nossa fuça porque lá eles tem um shake excelente pra emagrecer! A função de um vendedor é mostrar os produtos de SUA loja. Garantir o bom atendimento dentro de SUA loja. E nada mais.

Tem vendedor que acha que destratar a pessoa pode ser um “trampolim pro emagrecimento”. Honestamente, isso é um trampolim pra uma piscina cheia de m… Você não sabe se a pessoa quer emagrecer. Você não sabe se a pessoa não está bem emocionalmente. Você não sabe de NADA da vida da pessoa como eu disse logo de cara. Então você não tem esse direito de fazer a pessoa se sentir como lixo. Dizer que destratar uma pessoa a incentiva a emagrecer é o mesmo que dizer que asssediar uma mulher na rua vai fazer ela se apaixonar. Se a pessoa quiser emagrecer ela vai fazer isso com ou sem o seu trampolim gordofóbico. Atenha-se ao que você foi contratado para fazer.

Eu acho muito ruim que eu tenha que escrever assim sobre esse assunto, mas não parece me restar outra alternativa. Quer dizer, quando a gente entra em uma loja, normalmente recebemos treinamento. E não precisa nem ser expert em atendimento ao cliente pra saber que falar uma coisa dessas não faz parte do seu trabalho.

E se a pessoa fizer uma reclamação que faz você perder seu emprego? E se a pessoa resolve dar um escândalo te queimando ali? E se a pessoa sair expondo o ocorrido nas redes sociais? Como vai ficar? Como você vai garantir o seu trabalho?

Sabe, eu normalmente gosto de falar tudo com amorzinho e tal, mas este é um assunto que é recheado de ignorância. Eu sei que a vida de vendedor não é mole. Eu sei o quanto pode desgastar. Mas você tem essa oportunidade de não ficar sem emprego e na crise atual, sugiro que você garanta seu trabalho porque ninguém é obrigada a dar seu dinheiro pra uma pessoa escrota.

Se uma pessoa entra na loja e quiser provar TUDO, é um direito dela. Se uma pessoa entra na loja, provar tudo e não levar nada porque não curtiu, é um direito dela. Se uma pessoa entra na loja e quer comprar uma blusa pra limpar o chão de casa, é um direito dela. E ela decide o que faz da vida, não o que você acha que ela deve fazer.

better work

Atualmente muitas pessoas dão preferência pra comprar online ou encomendar com costureiras, não somente porque é mais fácil a gente achar roupas que caibam em nós, mas porque o atendimento é completamente diferente. Quando você encomenda uma coisa, as pessoas são mais atenciosas, mais carinhosas, você pode fazer amizade com elas. Agora, se entrar em uma loja que já exibe as manequins macérrimas na vitrine e assim que entrar já vir gente falando que não tem o tamanho pra ela, além de não se sentir representada vai se sentir desrespeitada e vai acabar levando de outra loja (ou com outra vendedora).

Ninguém está falando pra você aguentar um cliente que te destrata. Ninguém está falando pra abrir mão dos seus direitos. Estamos apenas pedindo uma coisa muito simples: respeito.

Entenda que o comércio é assim: se você não tem o que eu quero aqui, eu dobro a esquina e compro em outra loja. E as pessoas compram muito mais pelo atendimento que receberam que pelo produto em si. O produto a gente pode pegar de uma arara em uma loja de fast fashion, experimentar, curtir e levar. Quando se entra em uma loja onde tem um vendedor pra te acompanhar, 50% da definição da compra é a experiência. Portanto, não estrague isso.

dont fuck

Lembre-se de que existem pessoas que gostariam de estar no seu lugar. Faça seu trabalho bem feito ou mude de trabalho.

kiss the fat girl assinatura

Deixe um comentário

