Corpo gordo não é domínio público

Quando se é uma mulher, todo mundo tem sempre um pitaco para dar sobre o seu corpo e sobre a sua vida. Quando se é uma mulher gorda então, a coisa só piora.

gorda nao me toque

Como diz o ditado, de boa intenção o inferno está cheio. E é pra lá que me dá vontade de mandar quando pessoas desconhecidas (e mesmo as conhecidas) “preocupadas com a minha saúde” aparecem com as “melhores intenções” dando “dicas e truques”  para “melhorar a sua qualidade de vida”. Em poucas palavras: pessoas intrometidas mandando você emagrecer a qualquer custo. QUALQUER!

Esse tipo de atitude você pode encontrar das mais diversas formas. Desde pessoas com conversas aparentemente sem intenção dentro de um ônibus quanto uma negligência médica. Como da vez quando eu fui a um pronto socorro com uma forte dor no estômago e me disseram que era por causa da minha gordura (sim, porque depois de anos gorda, meu estômago resolveu doer só agora). No dia seguinte, a dor piorando, consegui uma consulta de encaixe em um gastro que garantiu que meu estômago estava doendo porque meus peitos são grandes e ele queria me operar (inclusive encaminhou uma guia para o plano de saúde pra aprovar lipoaspiração, redução das mamas e abdominoplastia por motivos de saúde). No dia seguinte, sem esperanças daquela dor passar, liguei berrando para o SAC do meu plano e pedi algum médico que resolvesse. Foi quando me indicaram um pronto-socorro próprio deles e fui internada às pressas graças a uma infecção intestinal provocada por uma intoxicação alimentar. Faz 10 anos isso e meus peitos continuam enorme, obrigada.

rebel heart

Eu não sei quem deu essa liberdade – eu não fui – das pessoas virem opinar no corpo alheio.

Indicar “um cirurgião maravilhoso que vai resolver seus problemas” (será que ele vai pagar minhas contas?), sugerir “um exercício físico aeróbico só para melhorar sua resistência” (se eu resisto a minha vontade de mandar você calar a boca, eu resisto muito mais do que você imagina), falar que quer te ver mais magra “só para melhorar a sua autoestima” (bitch, ela está melhor que em toda a minha vida, obrigada), perguntar se “realmente precisa comer tudo isso” (comida é essencial para a vida, sabia?), tudo isso são pequenas invasões na vida e no corpo de uma pessoa gorda. Mais precisamente pitacos não solicitados que são encarados como “preguiça de mudar” se a gente não acatar as decisões alheias sobre o NOSSO corpo (e no nosso prato).

gabs
“Vadia, eu vou te comer!”

É desse tipo de invasão, de liberdade tomada, de pensamento que o corpo gordo é público, que surgem os “não pode” da vida.

Dizem que gorda não pode usar cropped…

IMG_9334

Gorda não pode usar listras…

Lika listras

Gorda não pode usar vestido colado…

Lika 1

Gorda não pode usa maquiagem chamativa…

Gorda não pode usar mix de estampas ou óculos redondos…

lika mix

Gorda não pode ser sexy…

tess sexy

Gorda não pode usar biquíni…

tess bik

Gorda não pode protagonizar uma cena de sexo (ou mesmo fazer sexo)…

gabs sex

Enfim gorda não pode fazer nada ousado senão não atrai uma imagem positiva

rebel angel

É óbvio que sabemos que isso não passa de preconceito disfarçado. Ninguém está verdadeiramente preocupado com a sua imagem, com a sua saúde, com nada disso. Ou será que a patrulha da saúde sai apagando cigarros, fiscalizando cozinhas industriais, pagando psicólogos, criticando pessoas magras que comem em Fast Foods e tomam vários suplementos sintéticos e garantindo saneamento básico em regiões que necessitam? Spoiler: não. E a gente não cai mais nessa faz tempo.

Cada um é dono de seu próprio corpo e o que cada um faz com ele, diz respeito somente ao dono do corpo. E só lhe diz respeito se a opinião for realmente solicitada. Caso contrário, mantenha para si.

Parem de querer definir o que gorda pode ou não pode fazer, o que ela deve ou não fazer, o que deve ou não comer, como deve ou não se vestir. Define essas regras aí para si se gosta tanto delas. Enquanto nós vamos usar e abusar do que quisermos, da forma que quisermos. Com ou sem a sua aprovação.

FAT KISSES 4U2

Deixe um comentário

