10 lifehacks (truques) para mulheres que moram sozinhas

Morar sozinha é uma delícia. Você pode comer na cama, andar pelada pela casa, passar o domingo de pijama, arrumar a hora que quiser, comer porcaria antes de jantar (ou até trocar o jantar por comer besteira), soltar um peido bem alto que ninguém tem nada a ver com isso. Mas nem tudo são flores. Você tem que pagar contas, marcar suas consultas sozinha, limpar a casa e tudo o que remete unicamente à sua responsabilidade.

Pode ser que mesmo antes de morar sozinha você já dava conta disso tudo, mas pode ser que não. É como dizem, cozinhar pra um nem sempre dá a mesma animação. Por isso vou dar aqui 10 dicas amigas pra organizar melhor a sua vida quando você arruma seu próprio cantinho.

1- TENHA SEMPRE ITENS ÚTEIS NA SUA CASA

Pode parecer besteira o que eu estou falando, mas é muito sério. Tem gente que faz o que eu chamo de economia besta. Deixa de comprar um fouet porque dizem que um garfo faz o mesmo efeito. Spoiler: não faz.

Então sabe aquelas lojinhas que tem de tudo para casa que facilitam a sua vida? Faça umas comprinhas. Não precisa gastar muito. Um pouco por mês compre umas coisinhas para facilitar a sua vida. Alguns itens economizam tempo e dinheiro. Descubra coisas, experimente. Aquelas coisas não foram inventadas à toa.

Daiso
Loja Daiso que é cheia das bugigangas fofas e úteis

2- FAÇA DA INTERNET A SUA FONTE DE CONHECIMENTO

O Facebook é a maior rede social da atualidade.E nele existem vários grupos de assuntos diferentes de pessoas que trocam conhecimentos e experiências. Você tem um carro e gostaria de se virar mais sozinha? Entre em um grupo de mecânica só de mulheres. Não sabe (ainda) como trocar a resistência do chuveiro? Checa um vídeo no YouTube. Não quer arriscar fazer sozinha mas tem medo de chamar algum homem? Chame uma mulher para fazer a manutenção, assim você não precisa ficar sozinha com um homem desconhecido. A M’Ana por exemplo ensina muitas coisas, faz manutenção e dá dicas de como você mesma resolver alguns probleminhas em casa. Vai fazer uma festa? Grupos sobre fazer sua própria festa tem aos montes. Vai decorar o apê? Você pode usar dicas de sites como o Hypeness, por exemplo. Hoje a informação está a um clique de distância, com passo a passo e tudo!

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3- USE A TÉCNICA DO POMODORO PARA REALIZAR SUAS TAREFAS

Falei aqui sobre a técnica do Pomodoro que pode ser feita com aplicativo no celular, um despertador ou um timer de cozinha mesmo.

Sabe quando bate aquela preguiça mas você precisa deixar a casa em ordem? Use o pomodoro. Esta técnica vai te deixar mais produtiva, mais focada e menos cansada. Respeite tanto o tempo de você realizar a tarefa quanto de descansar. é a disciplina que vai te ajudar nas tarefas e você vai ver como elas acabam mais rápido do que você imagina. Depois você pode ficar pelada em casa comendo pipoca assistindo Netflix.

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4- TENHA UMA LISTA NA PORTA DA GELADEIRA (OU QUALQUER LUGAR QUE VOCÊ POSSA VER)

Sabe quando você está no banheiro naquela tranquilidade fazendo o seu serviço quando de repente nota que acabou o papel? Pois é… Daí você bate a mão na testa porque ontem mesmo foi ao supermercado e esqueceu de comprar o bendito. Se você vai decidir entre o guardanapo de papel do natal passado ou um chuveirinho eu não sei. Mas uma coisa é certa: você precisa se lembrar disso depois.

Se você tiver uma listinha pronta para ser escrita quando você nota que está precisando de algo, fica muito mais fácil incrementar na lista do supermercado. Pode ser que você não queira deixar uma lista física para que as visitas possam ver. Você pode manter uma lista no seu celular. Mas é importante manter uma listinha com um A FAZER/A COMPRAR que vai facilitar demais a sua vida.

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5- TENHA UM QUADRO ORGANIZADOR OU UMA AGENDA (OU OS DOIS)

É isso aí. Hora de marcar as consultas sozinha e não esquecer de nenhuma. Agora o único alerta que vai te lembrar que você precisa consultar um dentista é a dor no molar ao tomar aquele sorvetinho. E para as mulheres é importante lembrar que temos uma certa especialidade que precisamos visitar todo ano, certo? Para que isso não falhe, é importante ter uma agenda e/ou um quadro organizador.

Se tiver um quadro organizador, a dica que eu dou é trabalhar com quadros brancos onde você pode apagar a caneta, lousa comum e usar giz ou então post-its ou papéis em um quadro de cortiça. A intenção é que seja algo visual e facilmente identificável para você.

No caso da agenda já é mais fácil. Mas atenção: se você não tem essa mania ainda de usar agenda, pode ser que se perca no começo. A dica é estar sempre anotando alguma coisa que você ache importante, como seus gastos, compromissos, lembretes e sempre deixe fácil. Se guardar no armário, você corre o risco de achá-la só na próxima faxina (e lembrar que perdeu uns 10 compromissos).

quadro

6- DEIXE AS CONTAS EM DÉBITO AUTOMÁTICO E AGENDE ALGUNS PAGAMENTOS

Sempre tem aquelas contas como água, telefone, mensalidade da faculdade, luz, etc que dão a opção de deixar em débito automático. O que puder, deixe (mas sempre confira valores para recorrer em caso de algum erro).

Algumas pessoas que moram sozinhas simplesmente se esquecem de pagar a conta de luz por exemplo. Ou correm pagar no último dia o gás porque encontraram a conta debaixo do tapete. Sempre corre o risco de alguma delas ser esquecida e você só lembrar quando vem um corte, um aviso ou uma multa.

À medida que as contas chegarem e você calcular seus gastos, faça o agendamento do pagamento no seu banco para a melhor data. As que estiverem em débito automático você só controla. Faça esse controle e evite filas longas porque a maioria das contas vencem no mesmo dia e isso garante algumas horas estressantes esperando um caixa livre. Aproveite que estamos em crise e se poupe, ok?

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7- MANTENHA UMA PLANILHA FINANCEIRA

Quem é que nunca escorregou no parcelamento do cartão de crédito? Pouca gente. Você tem ali seu salário, se trabalhar freela tem que ter mais controle ainda para saber quando tem que cair o dinheiro na sua conta, saber se está tudo certo ou não e também calcular as despesas. Isso fora IPTU, IPVA, IR e outras coisas que mexem com o seu financeiro que você precisa garantir que esteja certo. Contas que não são mensais, que não são usuais. Tudo deve entrar.

Montar uma planilha não é difícil. Você faz no Excell ou mesmo no Word. Existem diversas formas de fazer isso. Você pode descobrir qual a melhor forma para você. Aproveite para poupar um pouco, pois quando chegar as suas férias você pode querer viajar ou quando chegar uma conta inesperada, você tem de onde tirar. Nunca, em hipótese alguma, conte com o ovo na cloaca da galinha. Isso pode te deixar em problemas quando não tiver aquele dinheiro com o qual você estava contando.

Using e-commerce
Using e-commerce

8- USE JORNAL VELHO PARA FORRAR O SEU LIXO, ASSIM ELE ABSORVE A PARTE MOLHADA E NÃO FICA FEDENDO

Sério, eu detesto demais aquele lixo nojento que fica pingando com aquele fedor de ogro morto. É uma coisa desagradável demais e quando você tem que colocar para fora aquela coisa vai respigando no chão, nas pernas, no chinelo e você volta parecendo o Cascão depois de uma maratona no Saara. Nojento.

Se você recebe jornal – ou se não recebe mas alguém pode te doar depois de ler – use o jornal velho para dobrar e colocar no fundo do saco de lixo. Assim, quando jogar frutas e outras coisas que possam formar aquele suco podre, o jornal absorve e ameniza o cheirinho de lixo. Já ajuda muito a manter seu lixinho mais limpo e você não tem que ficar lavando ele com tanta frequência.

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9- NÃO LOTE A SUA DESPENSA OU GELADEIRA E EVITE PERDER ALIMENTOS

É mania das pessoas às vezes comprar muita coisa, socar na geladeira e depois só descobrir que estava lá quando a alface começa a ganhar vida. Não faça isso. Uma maneira boa de não perder alimentos é justamente não comprar demais.

Vai dar um jantar ou uma festa na sua casa? Planeje o que vai servir, quanto vai servir, dê uma folguinha para o caso de vir algum acompanhante novo no meio e compre para o evento. Será só você na casa? Compre o necessário para uma semana, no máximo 15 dias.

Se puder fazer feira toda semana ou ter um entregador de frutas e verduras com quem contar, é a melhor coisa. Se não tiver, faça as compras no mercado, sempre optando por legumes e verduras que sejam menos delicadas e com maior duração. Se for você sozinha, prefira algumas frutas maduras para consumi imediato ou de no máximo dois dias, e algumas ainda amadurecendo para o consumo durante a semana ou a quinzena. O ideal é que você não passe disso.

Se você recebe cesta básica, sempre organize a sua despensa colocando os produtos com data de validade mais curta na frente e atrás os de data mais longa. Observe também o estado dos produtos mesmo que dentro do prazo de validade (alguns produtos tendem a criar bicho mesmo estando válidos). Dê preferência para sucos naturais que você possa fazer na hora, sem muita sujeira (assim não fica com preguicinha na hora de fazer).

Quanto mais livre for a visão, mais fácil de se concentrar no que tem para utilizar.

geladeira

10- ORGANIZE SUAS ROUPAS PENDURADAS POR COR E TECIDO

Esta dica pode economizar um tempão quando você escolhe aquela roupa para trabalhar ou sair pra curtir. Sabe aquele armário que você tem as roupas penduradas? Separe elas por cor e tecido.

Esta dica eu peguei no livro A Mágica da Arrumação que eu super recomendo para todas as pessoas. Ela usa técnicas que te ajudam a manter sempre com a casa bem organizada e você dificilmente volta a bagunçar suas coisas.

Pegue as suas roupas e separe na sua cama. Separe as cores escuras, cores vibrantes ou médias e cores claras. Agora, dentro dessas cores, separe as que são mais leves (vestidos, saias, regatas) e com tecidos mais leves. Comece pendurando o mais leve dos leves (a roupa mais curta, com o tecido mais leve, com a cor mais clara). Depois coloque as cores mais vibrantes ainda curtas e leves, então as escuras. A medida que for pendurando, deve aumentar o peso e a cor das roupas. Este método é intuitivo, você logo percebe como é. Depois que terminar de pendurar, basicamente você vai ver as suas roupas mais fresquinhas na frente, indo para as medianas e depois as mais pesadas, também separadas em cores. Sempre uma em cada cabide e usando o cabide certo para a roupa. Quando você for separar algo para usar, ao abrir o armário você vai visualizar direitinho o que quer e vai poupar um tempo que passaria procurando a roupa ou descobrindo outra depois que já tinha escolhido. Obviamente existem pessoas super decididas, mas como eu conheço pessoas como eu, essa dica poupa muito tempo para as indecisas da vida.

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Obs: Esta foto eu encontrei neste post. O meu armário não dá uma bpa visibilidade e a maioria das minhas roupas é preta, o que não ajuda muito.

Espero que as dicas sirvam para melhorar a sua vida ❤

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