Otimize seu tempo com a técnica do pomodoro

Hoje nem era dia de escrever, mas quando eu postei no meu Facebook que a técnica do Pomodoro é maravilhosa e me ajudou a cumprir todas as tarefas de uma forma ótima, todo mundo pediu pra eu escrever. E lá vou eu.

Eu conheci o Pomodoro em um post do Hypeness – site que eu amo ler – onde a repórter foi desafiada a passar uma semana sem procrastinar. E como eu sou a rainha da procrastinação, pós graduada em enrolação, eu amei este post e levei pra vida. Quer dizer, mais ou menos. Eu sempre acabo caindo na mesma, mas logo me recupero quando vejo que minhas tarefas estão acumulando e minha procrastinação vencendo.

A técnica do Pomodoro – que quer dizer “tomate” em italiano – consiste basicamente em você colocar o programinha para contar o tempo que você vai realizar a tarefa e o tempo que você vai descansar após ela. Pode parecer simples demais, mas acredite, ela vai mudar a sua rotina.

Eu baixei um aplicativo para iOS que se chama BeFocused (Fique focada) e ele conta 30 minutos por tarefa e te dá 5 minutos de descanso (mas existem outros aplicativos como o Easy Pomodoro e outros tantos). Enquanto ele está contando o tempo, você não deve fazer outra coisa senão aquela tarefa (claro, salvo exceções como eu que tenho uma criança que pede água, pede para ir ao banheiro e não vai ficar esperando o pomodoro por motivos óbvios). Se você começar a querer fazer outra coisa, deve se lembrar que tem o tempo do seu intervalo jajá. A cada 4 tarefas, ele aumenta o tempo do seu descanso. O objetivo é justamente você parar nesses intervalos – mesmo que não tenha terminado a tarefa – para desanuviar a cabeça e não se estressar. Depois você volta, marca de novo a mesma tarefa e, se terminar antes, recomece em outra tarefa. É super fácil, mas precisa de disciplina.

Se você tem uma jornada dupla, pode sugerir uma atividade coletiva para a família. Colocar os filhos para arrumar o quarto, o maridão para lavar a louça, você estende as roupas, etc. Lembre-se: se todos moram em uma casa, todos têm obrigação de contribuir para a manutenção do lar.

O truque para fazer as tarefas com foco é justamente você segmentar essas tarefas. Por exemplo:

LIMPAR A CASA

  • Arrumar o quarto
  • Arrumar a sala
  • Arrumar o banheiro
  • Lavar a louça
  • Estender a roupa
  • Colocar roupa para lavar
  • Limpar o banheiro
  • Colocar o lixo para fora

E por aí vai. Claro que algumas tarefas como colocar o lixo para fora podem ser inclusas quando for arrumar a cozinha por exemplo. Mas isso vai de acordo com a sua dinâmica e a sua casa. No trabalho a mesma coisa. Tem um documento para redigir e enviar para o chefe?

DOCUMENTO PARA O CHEFE

  • Redigir o documento
  • Analisar o documento
  • Fazer alterações necessárias
  • Analisar o documento alterado
  • Enviar para o chefe

Analise em quantas partes você pode segmentar o seu trabalho e se dê seu espaço. Vá ao banheiro, tome um café. Tire seus 5 minutos que vão aliviar a sua cabeça. E se você for como eu que adora competir mesmo com o seu relógio, você vai conseguir realizar as tarefas dentro do tempo.

Acredite, é uma ótima técnica que vai te ajudar a realizar o seu trabalho diário de forma mais tranquila e organizada.

FAT KISSES 4U2

Deixe um comentário

